sistema de
informação científica
sobre abelhas neotropicais

English
principalA.B.E.L.H.A.abelhas no Brasilcomo usaroutros links
nome científico ou nome comum
 

Fontes de Informação


Catálogo de Abelhas Moure

O Catálogo de Abelhas Moure é uma referência fundamental sobre a fauna neotropical de abelhas e apresenta informações referentes aos gêneros, a referência completa à descrição original da espécie, sua localidade-tipo, distribuição geográfica, depositório do exemplar-tipo, sinonímia completa e outras referências bibliográficas. O Catálogo de Abelhas Moure foi lançado on-line no dia 23 de julho de 2008 e atualizado em julho de 2023 sob a coordenação do Prof. Gabriel A. R. de Melo da UFPR.

RPSP - Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo”, FFCLRP/USP

A Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), sediada no Departamento de Biologia da FFCLRP/USP, começou a ser montada em 1965. Desde então, como resultado de várias expedições ao Amazonas e demais espaços neotropicais, e intercâmbio com museus do Brasil e exterior, foi montado o mais completo acervo de Meliponini Neotropicais ("abelhas sem ferrão"). A coleção inclui cerca de 250.000 espécimes de abelhas, dos quais mais de 150.000 são Meliponini. A maior parte dos espécimes encontra-se montada em alfinetes, e milhares de exemplares encontram-se preservados em fixador (incluindo larvas, jovens e adultos, operárias, machos e rainhas), representando cerca de 1000 ninhos estudados, além de constituir a única coleção com obras construídas pelas abelhas (peças de ninhos e cerca de 5.500 slides sobre a biologia do grupo). A Coleção abriga também um excelente acervo de abelhas em geral, incluindo material de estudos sobre estrutura de comunidades (mais de 30.000 espécimes, contendo dados sobre fenologia), obtido em coletas sistemáticas em vários ecossistemas (campos rupestres, cerrados, desertos, ambientes modificados, etc.). A Coleção Camargo inclui mais de 1000 espécimes tipos, dos quais 81 são tipos primários.

The Hymenoptera collection (EY) - Muséum national d'Histoire naturelle - Paris

Esse conjunto de dados são os himenópteros das coleções entomológicas Muséum National d'Histoire Naturelle (Paris). A coleção Hymenoptera possui cerca de 1 milhão de espécimes, dos quais 6000 são typus (o mais antigo de Fabricius e Latreille); 95% são fixados em alfinetes e os demais ou em álcool (principalmente Formicidae) ou em preparações microscópicas. A coleção consiste em 9 seções: Apoidea apiformes (21% dos espécimens), Apoidea spheciformes (8%), Vespoidea (22%), Formicidae (10%), Chrysidoidea (2%), Ichneumonoidea (20%), Chalcidoidea ( 6%), outros Parasitica (4%) e Symphytes (7%). Também inclui coleções de 30 autores (especialmente as de Benoist, Berthoumieu, Bosc, Brullé, Dufour, Boyer de Fonscolombe, Ferton, de Gaulle, Giraud, Girault, Granger, Lepeletier, Lucas, Pérez, Pic, Saussure, Seyrig, Sichel Vachal…). A principal área geográfica representada são as zonas Palearctica e Afrotrópica (especialmente Madagascar com a coleção de Seyrig) e, para alguns grupos, o Nearctica.

HyMB - Coleção de Hymenoptera do Museu de Biodiversidade da UFGD

O acervo HyMB - Coleção de Hymenoptera do Museu de Biodiversidade da UFGD iniciado em 2004 abriga exemplares de formigas, abelhas e vespas dos biomas Cerrado, Pantanal, Chaco e Mata Atlântica, com cerca de 10.000 indivíduos depositados, sendo a principal coleção de referência para o grupo no Centro-Oeste do Brasil.

Fototeca Cristiano Menezes

O acervo da Fototeca Cristiano Menezes, FCM, disponibiliza, de forma livre e aberta, imagens e descrições técnicas e científicas sobre diferentes espécies de abelhas. Sua finalidade é tornar público o conhecimento sobre aspectos comportamentais, biologia e manejo destes insetos, facilitando a busca de informações e incentivando o uso destes dados para difusão do tema no ensino e na pesquisa.

Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr

O oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Biodiversity Heritage Library

A Biodiversity Heritage Library, BHL, é um consórcio de bibliotecas de história natural e botânicas que cooperam para digitalizar a literatura sobre biodiversidade em suas coleções e torná-las disponíveis para acesso aberto. Em parceria com o Internet Archive e por meio de esforços de digitalização locais, a BHL disponibiliza cerca de 50 milhões de páginas digitalizadas de literatura taxonômica de mais de 100 mil títulos.

Interação Abelha-Planta

Neste item, são apresentados os registros presentes no artigo “Checklist das abelhas e plantas melitófilas no Estado de São Paulo, Brasil”, Imperatriz-Fonseca V.L. et al., publicado na revista Biota Neotropica 2011. Para este trabalho, foram considerados os resultados de quatro estudos que amostraram abelhas nas flores nos dois principais biomas do Estado de São Paulo: Mata Atlântica e Cerrado. Foram coletadas 276 espécies de abelhas, pertencentes a 88 gêneros. A Biota Neotropica é uma revista do Programa BIOTA/FAPESP - O Instituto Virtual da Biodiversidade, que publica resultados de pesquisa original que abordem a temática caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade na região Neotropical.

Interação Abelha-Planta

Sob coordenação da Profa. Dra. Astrid de M.P. Kleinert, o subprojeto "Avaliação do status atual das interações plantas-polinizadores" do projeto "Biodiversidade e uso sustentável dos polinizadores com ênfase em abelhas" teve como objetivo principal reunir toda informação existente sobre interações abelhas-plantas no Brasil, facilitando as decisões sobre polinização de culturas e conservação de abelhas e plantas. Os dados obtidos de artigos, dissertações e teses, foram organizados em dois grupos, de acordo com a metodologia utilizada para a análise das relações entre abelhas e flores: (1) Coleta padronizada, metodologia elaborada por Sakagami et al. (1971); e, (2) Análise polínica do alimento coletado pelas abelhas. As interações apresentadas neste site referem-se aos dados (1) das coletas padronizadas realizados por um período igual ou superior a um ano e (2) dos dados de análises polínicas.

Bioline International

Bioline International é um serviço de publicação eletrônica sem fins lucrativos, comprometido em prover o acesso a publicações de qualidade de países em desenvolvimento. É gerenciado por cientistas e bibliotecários num trabalho cooperativo entre as Bibliotecas da Universidade de Toronto, Canadá, que faz o gerenciamento e o Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA, Brasil, responsável pelo armazenamento e gerenciamento dos bancos de dados e manutenção do sistema de informação.

Directory of Open Access Journals

Directory of Open Access Journals (diretório de revistas de acesso aberto), DOAJ, é um diretório online com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a revistas de alta qualidade, acesso aberto, revisadas por pares.