sistema de
informação científica
sobre abelhas neotropicais

English
principalA.B.E.L.H.A.abelhas no Brasilfontes de informaçãooutros links
nome científico ou nome comum
 

Como usar


Campo de busca

No campo de busca digite o nome científico ou o nome comum da abelha.

Ao iniciar a digitação, uma lista de possibilidades vai sendo apresentada.

Observe que inicialmente tanto nomes comuns quanto nomes científicos que satisfazem o que foi digitado serão apresentados.

Escolha um dos nomes da lista clicando sobre ele.

O sistema traz, então, as principais informações sobre o nome buscado (nome científico ou nome popular) e os resultados das buscas realizadas nas diferentes fontes de informação disponíveis.

Mesmo no caso da busca por nome comum, a busca nas diferentes fontes é feita pelo nome científico associado. Caso para o nome comum digitado exista mais que um nome científico associado, uma lista é apresentada para que um dos nomes científicos seja escolhido.

Uma barra com todas as fontes pesquisadas é apresentada logo abaixo do campo de busca. Os itens marcados em verde representam sistemas que dispõem de informações sobre a espécie pesquisada. Em vermelho aparecem as fontes que não possuem informações sobre a espécie pesquisada. Clique sobre o nome da fonte para ir diretamente para o resultado da busca produzido por ela na página abelha.



Resultados

Os resultados encontrados são organizados por fonte de informação. São apresentadas apenas as fontes com informações sobre a espécie pesquisada.

Quando o resultado produz uma quantidade muito grande de informações, esses aparecem “fechados”, sinalizados por um título informando a quantidade de itens encontrados. Para ver a lista de resultados, clique no ícone


Analogamente, para fechar uma lista de itens, clique no ícone



Acesso à fonte da informação

Sempre que o ícone estiver presente, ele pode ser usado para acesso direto à fonte primária da informação recuperada.


Tempo de vida da informação

Para aumentar a performance do sistema, as buscas realizadas são armazenadas em um banco de dados local. Para cada fonte de dados é estipulado o seu “tempo de vida”. Fontes como o próprio Catálogo Moure e a publicação sobre a interação entre abelhas e plantas são fontes estáveis, que não estão sendo alteradas, portanto têm um tempo de vida grande. Para essas fontes, se a informação já existe no banco de dados local, ela é imediatamente apresentada ao usuário. A rede speciesLink, ao contrário, tem atualizações diárias, portanto o “tempo de vida” especificado para essa fonte é menor. Para todas as fontes é apresentada a data em que a informação foi recuperada da fonte primária.



Associação Brasileira de Estudos das Abelhas • Centro de Referência em Informação Ambiental • 2016